Notícias


Como organizar as finanças pessoais em meio a tanta insegurança econômica?

18 de julho de 2019

Saber organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para garantir a segurança financeira e ter uma vida tranquila. Quem aprende a gerenciar o dinheiro sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta e, principalmente, onde gasta. Dessa forma, é possível planejar as despesas, definir as prioridades financeiras e descobrir como manter as finanças equilibradas para não se endividar.

Para a professora da Faculdade de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Janice Dornelles de Castro, o primeiro passo para essa organização, é descobrir quanto você realmente ganha por mês, o quanto realmente entra na sua conta corrente após descontos como vale-transporte, Imposto de Renda, INSS etc.

Para organizar as finanças é preciso listar todos os gastos que você tem por mês, e é importante não deixar nenhum de fora, do café após o almoço até as despesas maiores, como aluguel e mensalidade da faculdade. Some todos eles e veja quais são seus gastos totais em um mês.Depois de ver o quanto você ganha e o quanto gasta, é hora de analisar se sobra ou se falta dinheiro no final do mês.

Se você gasta mais do que ganha, é preciso analisar onde é possível cortar gastos

Definir quais as despesas que precisa priorizar é o passo mais importante. Lazer, por exemplo, é uma área em que é possível diminuir os gastos ao dar preferência para atividades gratuitas. Despesas essenciais, como alimentação, saúde e moradia, devem ser priorizadas no orçamento.

Você possui dívidas?

Coloque tudo o que está devendo no papel e defina um prazo para pagamento. Evite a qualquer custo dívidas caras, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Organizar as finanças pessoais é essencial para não criar outros endividamentos. Tente comprar sempre à vista.

Criar uma reserva financeira é essencial

Isso vai ajudar para não ser pego de surpresa com gastos que não foram esperados. Separe uma quantia, mesmo que pequena, da sua renda mensal para alguma emergência.

Organizar as finanças e cortar algumas despesas não quer dizer que você precise acabar com todo e qualquer tipo de lazer. Separe uma quantia da sua renda mensal para e dê sempre preferência para atividades mais baratas ou gratuitas. Assim, é possível se divertir sem estourar o orçamento.

Você também pode estabelecer um objetivo para poupar, programar uma viagem, por exemplo. Quanto você pode poupar por mês, por quanto tempo e qual é a sua viagem? Faça planos.